domingo, 13 de março de 2011

Para que um blog?

Eu sempre tive um fascínio pelos blogs e suas potencialidades. Em 2008, colaborei com o blog do Desabafo de Mãe por seis meses, fazendo algumas entrevistas e vendo o dia a dia da produção de um blog com conteúdo jornalístico. Tive outras experiências como autor de blogs "literários" em que expus alguns textos e poemas meus, como o Pó e Vento, o Espiral e vida e o Pílulas de Pecado. Inconstâncias à parte, eu sempre gostei desta ferramenta/processo que valoriza o autor - também chamado de bloqueiro. Eu gosto do poder de expressão e das interações que o blog permite a qualquer internauta, que procure por assuntos preferidos nos sites de busca.
No meu trabalho de conclusão de curso em Jornalismo, eu pesquisei em bibliografias como o jornalista pode fugir da hipótese da Espiral do Silêncio - termo cunhado por Elisabeth Noelle-Newmann - para dar voz as minorias sociais. Acho muito importante valorizar as lutas dos movimentos sociais organizados para terem direitos ao que pela Constituição ou pelas Declarações é de direito de todos. E, agora, nesta nova empreitada do mestrado quero desenvolver o blog como um processo/ferramenta que possa colaborar com essa ideia: dar voz a todos e garantir o direito à liberdade de expressão e a construção de conhecimento.
Este blog surge com a perspectiva de acompanhar essa caminhada, que não será fácil, como já ouvi diversas vezes, das mais diferentes pessoas, mas que garanto que será imensamente importante para minha busca pelo respeito às diferenças e a luta por uma nação consciente como jurei ao receber meu título de bacharel. Assim, os leitores deste blog vão poder acompanhar um pouco da pesquisa bibliográfica, das discussões e dos pensamentos desse pesquisador que aspira colaborar para os estudos de Mídia na Educação.

2 comentários:

  1. Huuum.... to sabendo que eu vou gostar muito de frequentar determinados blogues.... hehehehehehehe. Seu post está ótimo. Sua escrita é linda! *.* Acho muito importante você ter no coração da profissão essa missão social. PAra tudo que eu puder ser útil, conte comigo.

    ResponderExcluir